domingo, 21 de setembro de 2014

SOU URBANA



Sou urbana. Disso tenho certeza.
Mas não esqueço minhas origens.
Tenho os pés fincado na cidade,
mas o coração é do campo.
Gosto do conforto e da comodidade,
mas tenho no meu sangue um que de camponesa.
E assim a natureza me encanta.
Me perco na contemplação dos pássaros e 
em ouvi-los em suas algazarras.
Borboletas me distraem, 
assim como flores, folhas e árvores.
Os burburinhos da água correndo em seu leito,
me tranquiliza a alma.
Quando observo o céu, as nuvens, o sol e as estrelas,
neles só vejo magia.
Entre asfalto, paredes e concretos,
sempre encontro um canto que me encanta.
E nesses lugares sempre me perco no tempo.
Tem dias que as lagartixas, que correm ariscas,
me fazem sorrir, correm com medo de que?
Em outros fico pasma com o número enorme
de lagartas nos caules dos coqueiros.
Sem falar das abelhas que querem invadir meu copo,
fizeram morada no muro aqui em casa.
E a dona coruja que faz da antena seu poleiro,
sei de sua presença a noite inteira.
Sou urbana... Mas não esqueço minhas origens.
Vejo com alegria as mudanças das estações.
Mas às vezes me irrito também, 
principalmente com o calor e a sequidão.
Amo investigar o pedaço.
Vejo grandes possibilidades no meu pedacinho do céu,
nele vislumbro todo o meu horizonte perdido.
Sou urbana... Com toda certeza.
Aqui minhas raízes se fixaram.
Sou urbana. Daqui não saio jamais...
Heloisah

terça-feira, 2 de setembro de 2014

ENCRENCA A VISTA

          

          Sabe aquele tipo de pessoa, que você fala, fala, orienta, ensina, mostra a maneira correta de como fazer, acompanha seu dia a dia, incentiva, enfim faz o que pode para auxiliar e mesmo assim a cabeça dura insiste em seus escorregões.
          Acha que ela está certa, que quem quer ajudar está de implicância e quando a corda arrebenta, a humildade desaparece, age com arrogância, ataca quem mais fez por ela, não assume suas falhas, tenta sair pela tangente e ainda se faz de coitadinha.
          Quando vê que a situação está para lá de preta e que precisa de sua ajuda no desenrolar das coisas, ainda age como se você fosse a culpada, não quer ouvir sugestões, acredita que agiu certa, e se irrita quando você mostra que no momento não adianta meias verdades.
          Quando cai a ficha de que a situação é mais complicada do que pensa, continua arrogante e só pensa em desistir, não pensa que uma situação mal resolvida a perseguirá para sempre. Atrás de cada pessoa encontra uma família para auxiliá-la, para acolhê-la, para ajudá-la e nunca o contrário, assim acreditei até agora. Já não sei mais.
          A única coisa que sei é que vou continuar a fazer o que minha consciência mandar, ajudar, incentivar, orientar se quiser seguir segue se não lavo minhas mãos, mas fico na retaguarda, qualquer coisa se der amparo e acolho. Tento, mas não consigo deixar para lá.
          Vejo o ser humano com suas infinitas facetas... Todos tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes. estou aqui aguardando maturidade, responsabilidade e flexibilidade.
Heloisah