sábado, 31 de maio de 2014

AMOR SEM MEDIDA

     


          Meu instante mágico é quando meu amor transborda e vai além de qualquer medida.
          Essa semana me trouxe algo para pensar, dimensionar, medir e decidir. Ouço da psicologa, que não se deve amar demais, que quem ama muito, seu amor passa a ser pisado, descartado, desacreditado e agora?
          Meu amor é desmedido, amo sem limite, amo além do infinito, amo incondicionalmente. Mas o mesmo amor que sinto pelo outro, tenho certeza me amo um tantinho mais. Amo com os olhos bem abertos, verificando onde está meu chão. Mas se necessário for, também perco meu chão e me atiro por inteiro.
          Me pergunto: Como medir o amor? É possível? Há limites para amar? Ama-se mais ou menos ou ama-se por inteiro? Passei a semana pensando, analisando e ainda acho que o amor não tem medida.
          Ama-se de formas diferentes, amor de mãe, amor de pai, amor de filhos, amor de irmãos, amor de amigos, amor entre casal, amor, amor e amor, diferentes, mas sem medidas.
          Entre amar e medir, fico apenas com o amor. Está decidido vou amar do meu jeito, como sempre fiz, certo ou errado esse é o meu estilo. Me perdi muitas vezes, mas me achei muito mais. Meu amor desenfreado me trás muitas alegrias, me considero uma pessoa feliz, recebo de volta todo o meu amor dedicado.
        Nos meus tropeços, erros e acertos, o amor sempre esteve presente. Nunca precisei medir e não vai ser agora que vou começar. As outras dicas da psicologa vou seguir, para me tornar uma pessoa melhor, acho-as relevantes e importantes para meu crescimento pessoal.
          Amando sem medidas vou seguindo. 
Heloisah

         

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PINTANDO UMA NOVA MANHÃ

          


          Doce despertar. Observando o amanhecer. Domingo passado levantei bem cedinho a tempo de sair e observar o dia se colorindo e surgindo como uma pintura.
          Ainda no lusco fusco, entre a noite e o dia, mais sentia que via. Sentia a brisa fria que me fazia arrepiar, sentia o orvalho  molhando meus pés e pernas a medida que avançava no gramado mal cuidado, sentia um contentamento de estar ali naquele exato momento.
          Mais ouvia do que via. Ouvia os pássaros alegres a cantarem fazendo grande festa nas árvores ao redor, por mais que os procuravam não os via, a escuridão não permitia. Ouvia o borborinho de água a escorrer, bem próximo há um riacho, mas nada via a não ser as silhuetas dos arvoredos.
          No céu uma linda lua de quarto minguante acompanhada de sua estrela companheira e brilhante (que na verdade é o Planeta Vênus), e lá no horizonte o céu começa a pintar com cores quentes que vai do amarelo quase branco ao vermelho queimado. DEUS pintando com seus dedos mágicos um novo dia para nos presentear.
          Lindo amanhecer que rapidamente despertou, e o céu se pintou de azul e branco e se perdeu quase instantaneamente as cores quentes, por alguns momentos me perdi entre observar e escolher frutas e verduras e me esqueci daquele momento mágico, agora era só imaginar o que poderia ser feito com alimentos tão bonitos e fresquinhos, recém colhidos.
          E novamente quando volto a observar o dia, vejo que o sol inundou todo o espaço visível, fazendo sombras refrescantes  em baixo das árvores, vejo o riacho correndo livremente em seu leito, cantando sua canção suave, vejo os pássaros alvoroçados, voando e pousando em busca de alimentos e no pomar fazendo  a maior algazarra.
          A mágica do dia não se perdeu, apenas mudou de estágio. Volto para casa com os braços cheios de frutas e hortaliças. Lá de fora já sinto o cheirinho de café recém  coado, forte como gosto, avanço rapidamente para saboreá-lo.
          Dia lindo, perfeito. Nem pensei em plantar uma torre no descampado. Simplesmente registrei e guardei no meu arquivo particular da mente. Sei que esse momento que vivi jamais será esquecido, e para ter certeza o registrei com palavras.
          Cada novo amanhecer tem sua mágica própria, nunca é igual, muda-se o cenário, muda as cores, muda os sentimentos, muda-se a visão. Cada amanhecer é único. Desejo viver intensamente milhares de momentos como esse final de semana. Aguardando novos e doces momentos.
Heloisah

quinta-feira, 22 de maio de 2014

GENTE QUE FAZ

            


          A ação tem um impacto muito mais poderoso que a palavra. Fala-se muito, solidariza-se, condói-se e emociona-se com tudo. Mas é vazio, é oco, apenas palavras na boca, muitas vezes sem sentimento, que se perde logo que proferida, o vento leva e não tem mais retorno.
          O que me encanta são aqueles que não falam, que calados vão lá e fazem, se abaixam para enxugar as lágrimas, que se dispõem em limpar as feridas,  alimentam o corpo e a alma dos necessitados, mas o mais importante, estão juntos, ficam firmes, doam força, inspiram fé,  simplesmente ajudam.
          Pessoas que fazem, são raras, pessoas que solidarizam com palavras existem aos montes, também tem lá sua importância ao inspirar coragem, paciência e persistência, mas não chegam aos pés de quem faz e muitas vezes anonimamente.
          Ultimamente tenho observado esses dois tipos de pessoas, aqueles que ao ver alguém sangrando, ficam por perto, confortam, segura a mão, incute força e se preciso for ampara.
          Ah! Mas tem aqueles que vão além de amparar, simplesmente toma frente, se abaixam, limpam as feridas, pressiona, segura firme até o sangramento estancar, que lava a pele manchada de sangue, que cuida até a tempestade passar, esse afeto, não só cura o corpo como a alma também.
          Pessoas raras e muito importantes na vida daqueles que mais precisam. Mas há também aquelas pessoas, que não solidarizam com palavras e nem arregaçam as mangas e fazem, mas silenciosamente, anonimamente, doa para salvar vidas, doa alimentos, remédios, ajudam na sobrevivência  daqueles muito necessitados.
           Também há aqueles que doa seu tempo para alegrar e cuidar dos enfermos, dos idosos, de crianças, de animais; outros que cozinham para matar a fome de dezenas de necessitados.
          Mais que encantada fico emocionada com essa gente, que não espera, que não faz corpo mole, que não descansa. Simplesmente vão lá e fazem. Desejo que essas pessoas se multipliquem.
Heloisah


domingo, 18 de maio de 2014

VIAGEM

          


           A vida é uma viagem fantástica e louca onde nada está garantido. A verdade é que não sei o que vai acontecer daqui a alguns segundos. Imprevisível.
          Em questão de horas tudo muda, embarquei nessa vida há cinquenta e três anos. Esse trem, às vezes anda com velocidade normal e em outras desgovernado, e assim vou seguindo minha viagem.
          Tem momentos que quero ir mais rápido para deixar para trás tudo aquilo que me incomoda, que machuca, nos meus momentos de stress e de desequilíbrio emocional.
          Em outros momentos, quero que ele vá devagar para que eu possa saborear mais lentamente meus momentos gratificantes, para ter tempo de admirar as vidas que passam por mim incessantemente, a paisagem. Adoro esses momentos.
          Nessa viagem me deparo diariamente com familiares, amigos e anônimos, cada um com sua alegria, dores e pesares, uns mais fáceis de lidar e outros nem tanto.
          Nesse tour  estou aprendendo que vai demorar muito para eu me transformar na pessoa que quero ser e que preciso ter muita paciência para esperar por essa mudança. Aprendi também que vou mais além quando ultrapasso os limites por mim estabelecidos.
          Estou aprendendo que a vida corre depressa demais que o hoje vira ontem numa velocidade vertiginosa, que no caminho algumas pessoas ficam para trás e outras entram e rapidamente ocupa os lugares vagos ao meu redor.
          Observo que a vida tem um compasso certo, de equilíbrio, como as batidas do coração se aceleram pode procurar que algo não vai bem significa problemas.
         Nessa viagem em cada parada observo, deslumbro e aprendo e retomo meu acento, não pretendo ficar para trás e nem desembarcar tão cedo. Minha passagem é vitalícia.
          Vou seguindo minha viagem, independente de qualquer situação desfavorável, nada consegue me deter, minha força de vontade é gigantesca e nessa viagem sinto que sou embalada por mãos poderosas a me guiar e direcionar.
         Que assim seja por muitos e muitos anos. 
Heloisah

sábado, 17 de maio de 2014

ESTAR BEM

         

         Estar bem é um estado de espírito. Para mim é a ausência daquilo que me faz mal. Procuro sempre estar bem, contornando o que me aborrece, desviando das chatices e dos mal humores, vou driblando as adversidades para manter minha meta de sempre estar feliz.
        Ultimamente meu corpo resolveu empacar, mas a enfermidade está no meu corpo e não no meu espírito. Me fortaleço a cada manhã para não me deixar abater.
        Não há nada pior do que se entregar às doenças e esquecer de viver. Sou do tipo que gosta da vida, onde lamúrias não fazem parte, vivo intensamente até onde meus medos me detém.
        Entre uma consulta e outra, entre um exame e outro vou buscando meu equilíbrio de vida. Manter minha saúde hoje é meu maior desafio. Tentando... Tentando...
        Não desanimo e nem permito ficar desarmada perante a vida. Enfrento meus dias, meus medos, meu corpo e me desafio a estar com o astral lá em cima, independente da dor e do mal estar.
        Afinal estar bem, só depende de mim, do meu estado de suportar e atravessar as consequências do que o lúpus e a esclerodermia me presenteia ocasionalmente.
        Hoje estou vencendo uma etapa de exames complicados, passando por eles sem me abater, com a mente fortalecida e sem desviar do bom humor, mas o desconforto é grande.
        Vejo o lado positivo sempre. Tentando me alegrar nos momentos mais críticos. Convivendo com o mal estar e com ele aprendendo a viver. Afinal eles são diários e se eu permitir minha vida fica insuportável.
        Meu objetivo é a longevidade, portanto se quero ter uma vida longa, preciso ter bom humor para vencer meus dias.
        Confesso que há dias em que não consigo, me desanimo e me estresso, mas não dura muito, logo tomo as rédeas do meu destino novamente.
        Afinal DEUS me presenteou com a vida e a mim cabe mantê-la, seja como for, tudo que eu quero é viver.
        Que Deus me permita a ter serenidade e sabedoria para atravessar meus dias, que me ilumine ao traçar minha jornada, que me fortaleça nas adversidades e esteja comigo nos momentos mais difíceis. Que assim seja.
Heloisah

sábado, 10 de maio de 2014

MÃE...

         


          Mãe palavra singular, mas mais plural não há!
          Mãe... Em seu coração cabe todos os filhos de um a quantos vier... Não faz distinção para todos distribui o mesmo sorriso, a mesma alegria, faz o mesmo afago cuida de todos com o mesmo desvelo...
          Mãe... Amor incondicional, ama seus filhos independente de seus defeitos, de suas falhas, perfeitos, com síndrome ou deficiência, para todos o mesmo cuidado o mesmo amor...
          Mãe... Tem dentro de si o dom de apaziguar, de repreender, de ensinar, de organizar e de colocar PAZ no caos...
          Mãe... Pessoa especial, destinada a maternidade e ao instinto de preservação da vida, tem como missão dar a vida a pequenos seres, deles cuidar com amor, para manter o fluxo da humanidade...
          Mãe... Ser encantado que tem o dom de gerar, carregar, fazer vir ao mundo e ainda alimentar do seu próprio seio e a carregar no colo por três a mais anos...
          Mãe... Nesse nome está depositado o poder da cura, com um beijinho, com um afago, com um carinho, cura e acaba-se com o choro e ainda com os olhinhos marejados aparece aquele sorrizinho tímido, acanhado, mas muito esperado pela ela...
          Mãe... Aquela que não descansa até que todos estejam alimentados, limpos, sadios e felizes em casa, não dorme enquanto o último não chega... Coisas de mãe!
          Mãe... Aquela que se desdobra para fazer o prato favorito de cada filho, de organizar quarto e roupas como cada um gosta, de sair apenas para comprar algo que seu filho gosta para mimá-lo, pois o mesmo está tristinho... Mais coisas de mãe...
          Mãe... Também muito amada, muito querida, muito mimada por um ou ou quantos filhos tiverem...
          Mãe... Que tem filhos do coração, não gerou, mas desdobra em cuidados, carinho e amor, são especiais e tem o dom de amar pessoinhas que em seus braços chegou...
          Enfim... Mãe é simplesmente mágica... Do nada multiplica a vida... A elas todo o meu carinho e o desejo que DEUS as protejam por todo o sempre...
Heloisah