Sentada debaixo do arvoredo à sombra do pomar. Observo o verde das folhagens e encontro diferenças nas tonalidades, uns mais claros, outros mais escuros, cada árvore com sua cor, com seu formato de folhas, com sua ramagem e copas.
Nada é igual. Várias mangueiras, cada uma de altura, tronco e copa diferente, com folhas grandes, outras médias e algumas pequenas, mas todas as mangueiras estão floridas, se preparando para produzir toneladas de frutos.
Os abacateiros com galhos carregados e na hora da colheita, daqui vai sair milhares de caixas cheias. Nesse momento o vento balança a ramagem e alguns frutos se desprendem e caem no chão se quebrando todo e servindo de alimento para as aves que se encontram por perto. E nesse cai, cai, quase recebo um no colo, foi por pouco. Pausa para me sentar em outro lugar.
Aqui há outras frutas tais como: seriguelas, amoras, cajás, limões, mexericas pocam, bananas, laranjas, uvas, jabuticabas, acerolas e goiabas. Cada tipo de frutas em estágios diferentes de produção, uns na florada, outros em início de formação, outros em crescimento, outros na hora da colheita e muitos no intervalo de produção como as jabuticabas.
De repente me perco observando as formigas que transitam nas cascas e pelos troncos das árvores, sentei em um local em que elas passam por mim e não me incomodam, pretas, compridas e ligeiras, lá vão elas.
Abelhas e vespas voando e zunindo por todo lado, a cantoria dos pássaros, repousando ou alimentando nas árvores ou no solo coberto de folhas, flores e frutos caídos recentemente.
Brisa fresca, deliciosa a esvoaçar meu vestido e cabelos. Penso duas vezes para atravessar o pátio entre a sombra e o sol. Eis que posa bem próximo dos meus pés um bando de quero quero, me encanto com seus andares elegantes e saltitantes com suas longas e finas pernas.
Como pode tanta algazarra? Tenho receio de me mover e espantá-los, agora pousa aqui próximo um grupo de pombos que andam rebolando e catando com seus biquinhos tudo que acham pela frente e um outro tanto de pequenos pássaros ciscam as folhas se divertindo e se alimentando. Momento mágico.
Próximo ouço barulho de água a cair, refrescando minha memória, acalentando meus sonhos e me despertando para a vida. Se a coragem deixar, vou lá me banhar. As crianças já estão se divertindo nas águas mornas pelo sol.
Vou ficando por aqui olhando um lindo céu por entre as folhagens, retalho de lindo azul e em outros flocados de nuvens brancas. Dia lindo. Momento perfeito para me perder em contemplação.
Heloisah
Nenhum comentário:
Postar um comentário