segunda-feira, 27 de abril de 2015

A MENTE E SEUS MISTÉRIOS


          "No mundo há mistérios, no corpo há enigmas, mas no espírito e na mente humana se escondem os maiores segredos do universo" (Augusto Cury)

          Uma criança passa em casa por todo o processo de crescimento e aprendizagem, até o momento de ir para a escola.
          Em casa seu desenvolvimento foi normal como de toda criança, aprendeu a falar, a andar, a comer, a cantar, a pular, a brincar é saudável, alegre e convive bem com todos.
          Mas quando chega na escola, há uma dificuldade de aprendizagem, não desenvolve a parte cognitiva da leitura, embora se dê bem na parte motora da escrita e é excelente na verbal e comunicação em geral.
          É sociável, sabe cumprir os combinados, presta atenção nas aulas, faz todas as atividades mecânicas, mas não lê absolutamente nada, não reconhece nem as vogais, embora saiba de cor todo o alfabeto e os números.
          No início aquela expectativa, depois a angústia, logo em seguida o questionamento, onde está o erro? É da escola? É da família? É da professora?
          Procura-se ajuda de psicólogo, neuro pediatra, faz-se acompanhamento, intervenção e a  leitura continua estagnada, não avança.
          No segundo ano novas expectativas, muda-se de professora, continua na mesma escola que é ótima, pensa-se, agora vai! A criança vai ler, com o passar do tempo nada, passa-se mais um ano, a professora é dedicada, a criança é caprichosa, tem uma letra linda, mas não lê.
          Dislexia? Trauma? Exames e testes não apontam nada. A família, a professora trabalham em conjunto e com muita dificuldade a criança termina o ano sabendo reconhecer o alfabeto, mas com dificuldades em identificá-lo nas diferentes formas da escrita, só o reconhece na letra cursiva.
          Terceiro ano, expectativa baixa, mas muito incentivo, nova professora e família trabalhando em conjunto novamente, passando segurança para a criança como nos anos anteriores, já não se dá prosseguimento ao acompanhamento psicológico e neuro pediatra.
          E de repente a surpresa, do nada a leitura brota e a criança avança, como se os últimos dois anos não tivessem existidos.
          A mente humana é uma caixinha de surpresa, não dá para comparar uma pessoa com a outra, cada ser humano é único, cada um tem seu tempo.
          Não podemos desistir ou desmotivar. É ter segurança e vencer os desafios do dia a dia. Aprendemos de várias maneiras, o que importa é aprendermos sempre.
Heloisah

Nenhum comentário:

Postar um comentário